Pesquisar

Artigo
como adiantar obras em dias de chuva

Dicas para obras em períodos de chuva

São muitas as preocupações que aparecem durante uma obra. Prazos, orçamento apertado e imprevistos são alguns fatores que causam dores de cabeça, tanto para o mestre de obras, quanto para o dono dela, seja de uma casa, estabelecimento comercial ou grande empreendimento. Existe um agravante em algumas obras que, por mais que se tente evitar, pode acabar aparecendo: a chuva. Ainda que a maioria dos envolvidos em obras evitem as épocas mais chuvosas, por vezes é inevitável a realização de obras em períodos de chuva.
Sabendo do quanto a chuva pode ser prejudicial para uma obra e causar prejuízos, a Chatuba vai te ajudar: preparamos esse artigo que dicas com os principais riscos de se realizar obras em períodos de chuva e como evitá-los, evitando também os prejuízos. Confira!

4 riscos das obras em períodos de chuva

1- Perda de material

Apesar de muito boa para a agricultura, a chuva não traz os mesmos benefícios para a construção civil. Engenheiros garantem que a perda de materiais miúdos, como areia e pedra número 1, pode chegar a 20% nas obras em períodos de chuva. Cimento, gesso e argamassa também podem ser perdidos, se tornando empedrados ou diminuindo a umidade.

2- Prejuízo financeiro com a mão de obra

Nos dias de chuva mais forte, o trabalho no canteiro de obras fica quase impossível de ser realizado. Dessa forma, a mão de obra dos pedreiros, ajudantes e demais operários é remunerada, mas o serviço não é realizado. Além disso, pode haver uma extensão no prazo previsto inicialmente para que a obra seja concluída, aumentado ainda mais os custos.

3- Acidentes de trabalho

Diversos acidentes podem ser causados pela chuva em um canteiro de obras, entre eles, podemos destacar:

  • operários atingidos por raios, já que se trata de um local aberto e, geralmente, repleto de ferragens;
  • incêndios, principalmente na fase de instalação das redes elétricas da construção;
  • tombos e quedas, devido ao piso escorregadio e superfícies altas molhadas, como andaimes e escadas;
  • deslizamentos, provocados pela erosão da terra molhada pela chuva, principalmente nas etapas de escavação e terraplanagem;
  • acidentes provocados pelo vento que, se muito forte, danifica estruturas que podem atingir os funcionários.

4- Trabalho dobrado

Muitas estruturas podem ser danificadas nas obras em períodos de chuva. Entre elas, as que são feitas de concreto, que precisam de 7 a 28 dias para secar. Devido às chuvas, os muros e demais estruturas de concreto não atingem a resistência ideal, fazendo com se seja necessário refazê-las. A fase de alvenaria também é prejudicada, porque os tijolos molhados podem inchar e apresentar “barriga”, obrigando o dono da obra a refazer todo o serviço posteriormente. Pintura, lajes e demais acabamentos externos também costumam apresentar danos causados pela chuva, elevando custos e prazos da obra para serem refeitos.

Como evitar prejuízos nas obras em períodos de chuva?

Planeje as obras de acordo com as condições climáticas

Por mais que seja difícil acertar 100% na previsão do tempo, existem períodos em que a chuva é quase certa. Planeje o cronograma das suas obras de maneira que elas não sejam tão afetadas pelas chuvas. Pesquise os dados pluviométricos da região onde a obra será realizada e busque atividades praticáveis nos dias mais chuvosos, que são feitas internamente e em áreas cobertas. Descarte acabamentos externos, terraplanagem e fundação da obra, porque são etapas que só podem ser realizadas com o tempo seco, para que sejam feitos da maneira correta e sem o risco de acidentes.

Prepare a equipe para imprevistos

Uma equipe bem preparada pode ser a chave para evitar prejuízos e acidentes nas obras em períodos chuvosos. Em primeiro lugar, exija de todos o uso de equipamentos de proteção individual, como botas, luvas e capas de chuva. Também oriente para que, ao primeiro sinal de que a chuva está chegando, eles se mobilizem para que todo o material seja armazenado rapidamente, a fim de evitar perdas. Por último, é importante que eles tenham a proatividade de, mesmo nos dias de chuva, encontrarem trabalhos que possam ser realizados, para que não haja tempo perdido.

realizar obras em períodos de chuva

Tenha sempre um plano B

Pode acontecer de, mesmo com o cronograma, as chuvas pegarem os donos de obras desprevenidos. Por isso, é fundamental sempre ter planos alternativos, com trabalhos a serem cumpridos em caso de chuvas. Acabamentos internos, como instalação de piso e rebocos, são ótimas saídas para compensar as horas perdidas devido às chuvas.

Não insista no que pode dar errado

Não insista em realizar trabalhos que, com certeza, serão danificadas com a chuva. Serviços de alvenaria, terraplanagem, tubulação, lajes e pinturas não devem ser realizados durante as chuvas. Ou eles não serão realizados, ou serão feitos da maneira errada, o que vai comprometer todo o andamento e causar prejuízos, já que terão de ser refeitos. Não queira teimar com o clima, isso só trará mais dores de cabeça.

Armazene os materiais de maneira correta

Uma boa maneira de manter os materiais de construção seguros é construir um barracão, ou um primeiro cômodo coberto, para guardá-los. Tijolos devem ser cobertos por uma lona e colocados sobre uma superfície, como um pallet de madeira, para que não tenham contato direto com o solo molhado. Cimento, argamassa, gesso e demais materiais que correm risco de ficarem empedrados, devem ser mantidos em local seco e coberto e os miúdos, como areia, podem ser cercados por uma estrutura de madeira, a fim de não serem levados pela chuva.

Cuidado com a qualidade e a quantidade dos materiais

Quando se trata de construções, principalmente nas obras em períodos de chuva, o barato sempre sai caro. Sendo assim, busque por produtos de qualidade, que sejam mais resistentes e que não tragam riscos demasiados com o contato com a água. Quanto melhor a qualidade do produto, menores são os riscos de serem estragados pela chuva.
Também é preciso muito cuidado com a quantidade de material adquirida. Pense no que realmente será necessário e, se tratando de obras em períodos de chuva, o ideal é manter a menor quantidade de material armazenado, para evitar perdas.

Gostou das nossas dicas? Antes de adquirir qualquer material para a obra, em períodos de chuva ou não, é fundamental buscar fornecedores de confiança. Para isso, conte com a Chatuba Materiais de Construção! Somos uma loja de material de construção de tradição e estamos sempre prontos para te atender. Conheça uma de nossas lojas!

 

Links úteis:
lojas de materiais de construção rj
materiais de construção rj

Fechar