Pesquisar

Artigo
Telhado embutido e telhado aparente ou laje impermeabilizada?

Telhado embutido e telhado aparente: qual escolher?

A escolha do tipo de telhado que você irá usar na construção de uma casa é uma etapa de grande importância, pois essa escolha irá determinar o tempo de execução da obra, o uso de materiais de construção ou até a encomenda de algum material. Antigamente, o uso de telhado aparente era extremamente comum, com as telhas de barro tendo grande destaque em relação a outros modelos. Contudo, o uso de telhados embutidos vem aumentando consideravelmente e, com isso, é natural que você se pergunte: qual deles é melhor? Qual escolher entre telhado embutido e telhado aparente? Conheça as diferenças e as vantagens de cada um.

Conheça as diferenças entre telhado embutido e telhado aparente

Telhado embutido

Telhado embutido e telhado aparente: qual melhor?

O telhado embutido, entre telhado embutido e telhado aparente, é o preferido para os projetos contemporâneos. Ele traz um ar de modernidade e uma liberdade maior para trabalhar o jogo de volumes das construções que o telhado aparente.

Entre as vantagens estão o custo mais baixo e a facilidade na execução. Por ficar “escondido”, o telhado embutido permite a utilização de uma estrutura metálica leve e telhas onduladas, de fibrocimento ou metálicas, sem nenhum prejuízo estético. Conheça outras vantagens do telhado embutido:

– usa bem menos madeira, isto no caso de telhas leves e grandes como as de fibrocimento;
– é mais leve, se usado com os materiais descritos acima;
– demanda menos tempo de construção e tem manutenção mais fácil;
– é mais moderno e fica em sintonia com os atuais padrões arquitetônicos de construção.

Porém, mesmo parecendo a melhor opção, esse tipo de telhado apresenta algumas desvantagens. São elas:

– embora o custo do telhado em si seja mais barato, há outros custos como: o maior uso de calhas e a construção de platibandas para esconder o telhado;
– o telhado, geralmente, fica baixo. Isso inviabiliza o acesso ao interior dele para manutenção elétrica e outros;
– no caso de telhas de fibrocimento, é necessário a colocação de uma manta térmica embaixo da telha, pois este tipo de telha aquece muito e pode transferir o calor para a laje e, consequentemente, para dentro do ambiente.

Telhado aparente

Telhado embutido e telhado aparente: qual a melhor opção entre os dois?

O telhado aparente é o que, obviamente, fica visível, tem beirais projetados para fora da edificação e é o mais tradicional. Em casas de alto padrão, é comum a utilização de telhas cerâmicas ou de concreto sobre uma estrutura de madeira.

Por ser funcional e simplificado, esse é o tipo de telhado de casas tradicionais. Entre as principais vantagens do telhado aparente estão:

– a telha de barro é muito resistente, inclusive ao tempo;
– há muitos modelos com custos bem acessíveis;
– usando uma telha mais nobre, é possível fazer um belo telhado com uma estética bem agradável;
– é pesada, o que dificulta ser retirada do local com ventos fontes.

Porém, nem tudo são flores. Algumas desvantagens diferenciam o telhado embutido e telhado aparente. São elas:

– demanda bastante tempo de execução;
– o custo final é mais alto, pois gasta muita madeira, demanda tempo e outros materiais de construção, como massa de cimento;
– requer o uso de calha no final da telha, para evitar as famosas goteiras que poderão umedecer as paredes;
– pode ter incidência de goteiras por conta de telha quebrada ou em caso de chuva com ventos fortes.

O que é a laje impermeabilizada?

A laje impermeabilizada permite total liberdade para criação, permitindo formas modernas e incríveis. Além disso, elas possibilitam a utilização da cobertura como terraço, área de lazer ou jardim. Entretanto, o cuidado com a impermeabilização e com a proteção termo-acústica deve ser redobrado.

É comum que as pessoas tenham medo do uso de laje impermeabilizada em suas casas por medo de infiltrações e do aquecimento, por conta da incidência do sol. Mas, devemos lembrar que, a grande maioria dos prédios, a utiliza sem problema algum.

Agora que você já conhece as diferenças entre telhado embutido e telhado aparente, corra até a loja de material de construção mais próxima e comece sua obra. Seja em um projeto tradicional ou inovador, a Chatuba Materiais de Construção possui os materiais certos para você. Vá até uma das nossas lojas e confira.

Links úteis:

lojas de materiais de construção; materiais de construção rj.

Fechar