Pesquisar

Artigo
Conheça cada tipo de telha e suas diferenças

Descubra qual é o tipo de telha ideal para a sua casa

Escolher o tipo de telha para usar na cobertura da casa é parte importante do processo de construção. Isso porque diversos fatores devem interferir na escolha, como custo-benefício, tamanho da área a ser coberta e resistência do material. Além disso, o tipo de telha escolhido interfere em diversos fatores na casa, como a temperatura interna e a entrada de luz.

As telhas de fibrocimento, por exemplo, são ideais para áreas em que há muita interferência do vento, já que, ao serem instaladas, ficam parafusadas na estrutura e têm poucas chances de se soltarem. Já as telhas galvanizadas, são ideais para áreas maiores, devido ao tamanho padrão de fabricação.

Se você está em dúvida sobre qual tipo de telha escolher para a cobertura da sua casa, acompanhe esse artigo que a Chatuba preparou para você.

Conheça cada tipo de telha e sua aplicação

Telha cerâmica

tipo de telha: ceramica

Esse tipo de telha é a mais antiga e ainda muito utilizada nas residências. As telhas cerâmicas oferecem conforto térmico, além de serem muito eficientes para a vedação. É possível encontrar as naturais, que não possuem revestimento, as esmaltadas, que possuem uma película de proteção e sofrem alterações de acordo com o passar dos anos e interferências naturais e as vitrificadas, que são mais duráveis e evitam a atuação de bactérias, fuligem e sujeira. As telhas cerâmicas podem ser de vários estilos e cores, e oferecem facilidade na hora da instalação.

Telha de fibrocimento

tipo de telha: fibrocimento

Também conhecida como telha de amianto, esse tipo de telha possui um baixo custo e uma menor durabilidade. Pode ser usada em coberturas de pouca inclinação. São recomendadas para áreas em que há fortes ventanias, já que, para a sua instalação, são aparafusadas à estrutura de madeira e não se levantam com a ação do vento. Além disso, são fabricadas em diversos tamanhos e são bastante leves, o que facilita a instalação.

Telha galvanizada e galvalume

tipo de telha: galvanizada

A telha galvanizada é uma telha de aço, que passa por um processo de galvanização para proteger da corrosão atmosférica. Esse tipo de telha possui um formato trapezoidal e costuma ser utilizada para cobrir grandes espaços, como galpões, já que cada telha possui, em média, quatro metros de comprimento.
Já a galvalume também é uma telha de metal, mas revestida de uma liga de alumínio e zinco, que oferece uma barreira de proteção à corrosão, além de durabilidade e resistência à oxidação.

Telha de vidro

tipo de telha: vidro

Ideais para serem usadas para proporcionar maior entrada de luz no ambiente. O ideal é que a telha de vidro seja usada em consonância com outro tipo de telha, como a de cerâmica, por exemplo, para que seja apenas como pontos de luz no ambiente. Além disso, pode ser utilizada em ambientes bem planejados, como estufas, por exemplo, em que a entrada de luz constante é bem vista.

Telha de concreto

tipo de telha: concreto

Apesar de recentes, as telhas de concreto estão se estabelecendo muito bem no mercado, graças à sua versatilidade de formas e cores. Esse é um tipo de telha que proporciona conforto térmico, é impermeável, de fácil instalação e possui ótima durabilidade. Além disso, requer pouquíssima estrutura de madeira, o que ajuda a economizar na hora da construção. O único ponto negativo é a manutenção, que deve ser mais frequente: o telhado de telhas de concreto deve ser limpo, pelo menos, uma vez ao ano.

Para escolher corretamente o tipo de telha a ser utilizado na construção da sua casa, converse com o engenheiro responsável pela sua obra, que ele levará em conta diversos aspectos para fazer a escolha correta.

E na hora de adquirir as telhas e demais materiais de construção para a sua obra, conte com a Chatuba Materiais de Construção! Trabalhamos há mais de 50 anos para levar a você uma variedade de material de construção de qualidade e a preços acessíveis. Entre em contato e adquira material de construção no RJ na loja de material de construção mais tradicional do estado!

Fechar