Pesquisar

Artigo
tipos de serras

Conheça os tipos de serras e seus diferentes cortes

Embora achem que essa é uma dúvida simples, muitas pessoas apresentam dificuldades para diferenciar quais são os tipos de serras. No momento de comprar o material, você deve atentar-se a alguns fatores que influenciam o corte como, por exemplo, a inclinação dos dentes.

Por mais que os tipos de serras sejam visualmente parecidas, os modelos se diferenciam entre manuais e elétricas. Para as manuais, em geral, existem dois tipos: a serra mármore e a serra com motor lateral.

Acima de tudo, o principal fator que caracteriza as serras são os seus dentes, que permitem cortes especiais na madeira. Se você se interessa pelo assunto e quer saber quais são as ferramentas corretas para as suas atividades de trabalho, acompanhe este artigo da Chatuba Materiais de Construção. Confira!

Diferenças entre os tipos de serras

tipos de serras diferentes

Serra circular

Dentre os tipos de serras, este é o ideal para cortes retos em madeira. A ferramenta recebe o nome de circular por ter um disco de corte no formato redondo. Existe, no mínimo, quatro tipos de serras circulares: manual, bancada, esquadrejadeira e esquadria. A circular manual é portátil; a bancada deve ser fixada em uma mesa; a circular esquadrejadeira, que também deve ser fixada em uma mesa, apresenta variação de ângulo de corte; e, para finalizar, a circular esquadria pode ser utilizada para cortes longitudinais e transversais.

Serra mármore

Possui discos menores e diamantados. Em geral, são mais resistentes e hábeis para cortar pisos, azulejos, pedras, paredes e tijolos. O motor fica à frente da lâmina e, com isso, é possível enxergar melhorar o local em que o corte está sendo feito. Também pode ser utilizada para cortar madeira, basta que o disco seja trocado para esta finalidade.

Serra Tico-Tico

É uma ferramenta elétrica que possui pequenas serras e trabalha com movimentos de vaivém, o que facilita cortes detalhados e em curva. Faz cortes em até 45º, em curva ou linha reta, inclinadas ou perpendiculares. Pode ser utilizada para cortar materiais como madeira, plástico, metais, pisos e azulejos cerâmicos. A profundidade que atinge o corte pode variar de acordo com a função e o comprimento das lâminas.

Serra Esquadrejadeira

Dentre os tipos de serras, é a única que pode ser utilizada com alcance variável de 5 x 2,5 metros, de acordo com a ferramenta. Disponibiliza recursos que permitem cortes mais precisos, para deixar a peça no esquadro – diferentemente de outros tipos de serras. É utilizada para cortar peças de tamanhos variados, no sentido transversal, normalmente depois que as peças foram cortadas com uma margem de segurança na serra circular.

Serra Fita

Este equipamento é um tipo de máquina que possui uma fita de serra (lâmina) que se movimenta de forma contínua pela rotação de volantes e polias. A movimentação serve para todos os tipos de cortes retos ou irregulares, assim como círculos e ondulações.

Ela é construída por chapas soldadas, a mesa e os volantes são de ferro fundido e, os demais componentes, de carbono. É muito durável e muito utilizada na produção de móveis.

Decidiu quais os tipos de serras você precisa para dar início aos seus projetos? Todos os tipos de materiais de construção você pode encontrar na Chatuba! Vá até uma de nossas lojas de materiais de construção e encontre tudo que você precisa para realizar os seus trabalhos com perfeição. Aguardamos por você.

Links úteis:
material de construção
loja de material de construção

Fechar